Nosso Ensino

Os Colégios Mercedários, espaço de Missão das Irmãs Mercedárias da Caridade, fiéis aos ideais e aos princípios do fundador da Congregação, Pe. Juan Nepomuceno Zegrí, como “autênticas escolas católicas, buscam os fins culturais e a formação humana/cristã da criança e da juventude”.

Para tanto, procuram articular “a cultura humana conforme a mensagem do Evangelho, de modo que esta seja iluminada pela fé e pelo conhecimento que os alunos vão adquirindo do mundo, da vida e do homem’.

Desenvolvem um projeto de educação integral que orienta os alunos no sentido de uma verdadeira liberdade, reconhecendo que a sua conquista se dá quando a pessoa, na sua totalidade, é transformada radicalmente pelos conhecimentos e pelos valores do Evangelho.

Reconhecem-se como local para aquisição e produção de conhecimentos, formação da inteligência e da capacidade de conhecer, de competências e habilidades para construir e utilizar estes conhecimentos ao longo da vida com vistas à promoção das pessoas e das relações que estabelecem entre si na sociedade.

Assumem seu papel de orientadores do processo de desenvolvimento da criança e do jovem no sentido de se apropriarem dos conhecimentos produzidos pela humanidade tornando-se competentes como sujeito social, vocacionado, profissional e  cidadão.

Desenvolvem o cultivo do conhecimento científico e tecnológico, humanístico e teológico do exercício da liberdade com responsabilidade, do aprendizado da tolerância, da capacidade de dialogar e de respeitar a diversidade sem perder a própria identidade.

Objetivam o desenvolvimento da autonomia intelectual, moral e espiritual.

Organizam seu trabalho cotidiano de forma a acompanhar os alunos em seu processo de amadurecimento humano da fé.

Reconhecem o papel fundamental da disciplina na formação do caráter e da autonomia necessários a uma personalidade livre.

Como escola católica, focam intencionalmente sua ação educativa em Jesus Cristo e na Boa Nova que Ele anunciou permeando, com seus princípios e valores, todo conhecimento, o cotidiano escolar, as experiências e as relações inter-pessoais.

Como escolas Mercedárias, visam especialmente a formação para a construção, o exercício da liberdade, vista como a libertação de todas as correntes “que aprisionam” cada pessoa em suas diversas dimensões: cognitiva, afetiva, emocional, corporal, social, ética e espiritual, permitindo-lhe descobrir e realizar o seu projeto de vida em nível pessoal, social e transcendente.

Espelham-se em Maria como modelo para o surgimento a Jesus Cristo, educadora e mulher de fé, que assume o plano de Deus e colabora na libertação de seu povo.

Os Colégios Mercedários desenvolvem, portanto, uma ação educativa assentada na esperança e na crença de que o ser humano é capaz de assumir livremente sua trajetória de vida e participar da construção do reino de Deus no mundo.