Pe. Zegri

João Nepomuceno Zegri e Moreno, fundador da Congregação religiosa das irmãs Mercedárias da Caridade, nasceu em Granada, no dia 11 de outubro de 1831, no seio de uma família cristã. Seus pais, Sr. Antonio Zegri Martin e D. Josefa Moreno Escudero, deram-lhe uma esmerada e cuidadosa educação. Forjaram sua rica personalidade nos valores humanoevangélicos, fazendo dele um verdadeiro cristão, comprometido com a causa de Jesus Cristo e dos pobres, desde sua juventude. Foi um ótimo estudante e um grande homem. Estudou Humanidades e Jurisprudência, destacando-se por sua Inteligência, mas, sobretudo, pelos seus valores humanos e por urna intensa vida cristã: dedicado à oração e à caridade para com os pobres.

Deus Pai, que chama aqueles que quer para realizar suas grandes obras, o chamou a participar do sacerdócio de Jesus Cristo para oferecer aos seres humanos o Evangelho da caridade redentora. Estudou no Seminário de São Dionísio de Granada, foi ordenado sacerdote na catedral de Granada, no dia 2 de junho de 1855. Ser sacerdote de Jesus Cristo foi sua grande vocação, estava disposto aos maiores sacrifícios, para realizar este sonho, alimentado desde sua mais tenra juventude.

Profundamente impactado com os problemas sociais e com as necessidades dos mais pobres, sentiu-se também chamado a fundar uma Congregação religiosa para libertar os seres humanos de suas escravidões. Fundou-a em Málaga, no dia 16 de março de 1878, sob a proteção de Maria das Mercês, a quem muito amava.

A Igreja reconheceu suas virtudes heroicas proclamando-o Venerável no dia 21 de dezembro de 2001. Viveu de modo heroico todas as virtudes cristãs, sobre tudo à fé, a esperança, a caridade. E as virtudes humanas: humildade, afabilidade, misericórdia, ternura, bondade, paciência, generosidade, gratuidade e benevolência. João Nepomuceno Zegrí e Moreno, homem que soube amar a maneira de Deus, continua deixando, através das Irmãs Mercedárias, sementes de amor redentor e de libertação pelos caminhos do mundo.

Realizou um grande milagre, em João da Cruz Arce, de Mendoza, Argentina, restituindo-lhe o pâncreas que lhe haviam extirpado totalmente numa intervenção cirúrgica.

Dia 9 de novembro de 2003, Pe. Zegrí foi proclamado beato em Roma. A Igreja reconheceu oficialmente sua santidade de vida.

Alameda São Boaventura, 297
Fonseca, Niterói - RJ
24130-005

Telefones

(21) 2625-2677

(21) 2625-2739

(21) 3674-5003

(21) 99363-8906