Projeto Pastoral Mercedário

AÇÃO EDUCATIVA E PASTORAL DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

“Quando a Igreja evangeliza e consegue a conversão do homem, também o educa, pois a salvação – dom divino e gratuito – longe de desumanizar o homem, aperfeiçoa-o e enobrece-o, faz com que cresça em humanidade.”

Segundo os ensinamentos do Pe. João Nepomuceno Zegrí, fundador da Congregação das Irmãs Mercedárias da Caridade, damos a conhecer as linhas de ação educativa dos Colégios da Congregação:

1 – Educação EVANGELIZADORA-LIBERTADORA:

• Integral – que abranja a formação intelectual, moral e religiosa;
  • Adaptada à capacidade dos alunos, respeitando o próprio ritmo;
  • Enraizada na própria cultura, assumindo-a e construindo-a a partir de seus próprios elementos;
  • No diálogo e participação.

2 – Educação inspirada no AMOR, JUSTIÇA E LIBERDADE:

• Atenta e aberta aos sinais dos tempos;
  • Dando a todos as mesmas oportunidades, com atenção especial aos setores da      sociedade mais necessitados;
  • Orientada à aquisição de valores e atitudes: respeito, solidariedade, serviço, afabilidade, convivência e paz, disponibilidade, diálogo e participação.

3 – Educação impregnada de um profundo AMOR A MARIA:

• Fomentando o amor a Nossa Mãe como modelo dos crentes;
  • Transmitindo a simplicidade e alegria da Virgem;
  • Vivendo como Maria a serviço da PALAVRA.

O projeto de Pastoral coordena e impulsiona a Pastoral do Colégio e sua ação evangelizadora. Procura criar um clima que ajude a cada um dos membros da Comunidade Educativa, especialmente aos alunos, a descobrir, à luz da fé, que estão chamados a viver de uma maneira responsável, uma vocação específica em um contexto de solidariedade com os demais homens.